Códigos SIP: Saiba o que significa cada um deles!

Um aparelho de telefone, ligado por um cabo à internet e com acesso à tecnologia VoIP poderá apresentar diferentes respostas com códigos SIP, conforme o caso.

Há respostas que mostram que a chamada foi bem-sucedida, já outras mostram que não foram. Os códigos SIP representam o resultado de cada chamada, portanto, é essencial que o usuário saiba o que eles significam.

Vamos ver como funciona seu aparelho VoIP, quais são as possíveis respostas e o que cada um dos códigos significa.

O que são os códigos SIP?

Antes, você precisa saber que o sistema funciona com códigos SIP. SIP significa System Initiation Protocol, ou seja, protocolo de iniciação da sessão.

Assim, o SIP funciona como se fosse uma permissão. E se algo der errado, vai aparecer um código, que indicará qual foi o problema ocorrido no sistema.

Vamos ver os principais códigos SIP e o que eles significam. Existem códigos que representam respostas provisórias, ou seja, são respostas para indicar algo transitório no sistema.

Já outros códigos indicam que a resposta foi bem-sucedida, ou seja, não houve problema.

Quais são os principais tipos de respostas provisórias?

100 Tentando

Indica que o roteador mais próximo do servidor recebeu uma tentativa de resposta.

180 Toque

Indica que o dispositivo do usuário (Softphone, ATA, Telefone IP, PBX IP, etc) recebeu uma solicitação e está alertando o destino.

181 A chamada está sendo encaminhada

Um servidor pode ou não, usar esse código para avisar se uma chamada está sendo encaminhada para um ou vários destinos.

182 Na fila

Indica que o destino está temporariamente indisponível, sendo colocado a chamada em fila de espera, podendo o servidor enviar múltiplas respostas. Também serve para manter a situação da fila atualizada.

183 Sessão em andamento

Essa resposta envia informações extras de uma chamada que entrará em curso.

199 Diálogo Antecipado encerrado

Pode ser usada pelo PBX IP para indicar que o fluxo das entidades SIP (Incluindo o cliente, agente usuário) finalizou.

Quais são as principais respostas bem-sucedidas do sistema?

200 OK

Diz que a solicitação foi completada com sucesso.

202 Aceito

Diz que a solicitação foi aceita para ser processada. Porém o processamento ainda não foi completado. Atualmente essa resposta não é mais utilizada nos sistemas atuais.

204 Sem Notificação

Diz que a solicitação obteve sucesso, porém a chamada não receberá uma notificação.

Quais são os principais códigos SIP de redirecionamento?

300 Múltiplas Escolhas        

A chamada foi redirecionada a várias opções para o usuário escolher, onde cada opção vai para um local diferente, como exemplo uma URA.

301 mudou-se permanentemente

O usuário não pode mais ser localizado no endereçamento que foi enviada a chamada.

302 Movido Temporariamente

A chamada não pode ser completada porque o endereço solicitado está temporariamente desabilitado, fora de serviço ou expirou.

305 Usar proxy

Um proxy deve ser usado para acessar o destino solicitado.

380 Serviço Alternativo

A chamada falhou, porém alternativas para esse endereço estão sendo mostrados no corpo da mensagem.

Quais são os principais códigos SIP de falha?

400 Solicitação Inválida

A chamada não pode ser completada devido a um erro como número digitado errado, algum bloqueio da operadora ou até mesmo um erro interno na rede do cliente.

401 não autorizado

O pedido não pode ser completado pois não foi possível autenticar o usuário.

402 Pagamento Necessário

Mensagem informada por uma operadora VoIP quando o usuário fica sem saldo para realizar chamadas.

403 Proibido

O servidor recebeu a solicitação, porém está se negando a completar a chamada, devido a algum erro entre as pontas em decorrência de uma configuração de rota de entrada ou de saída errada, e até mesmo a um bloqueio em uma das pontas.

404 não encontrado

O servidor informou que o usuário especificado não existe. Também é enviado resposta adicional, para comparação dos dados enviados da ponta a outra.

405 Método Não Permitido

O método especificado no pedido foi compreendido, porém não é permitido pelo endereço que está recebendo a solicitação.

406 Não Aceitável

O recurso identificado pelo pedido só é capaz de gerar e completar respostas SIP que possuam características específicas, como exemplo o envio de um SMS para um ponto que não possua tecnologia para isso.

407 Autenticação Proxy Necessária

Este código é enviado na maioria das vezes por operadoras VoIP, terminações, números de entrada. O motivo geralmente ou é algum bloqueio no Firewall, por parte deles, ou alguma configuração de rede que está bloqueado o solicitante.

408 Tempo limite de solicitação       

Não foi possível encontrar o usuário a tempo. O servidor não pôde enviar ou receber uma resposta dentro de um limite de tempo.

409 Conflito

Usuário já está registrado.

410 Desaparecido

Informa que havia um usuário, porém ele não está mais disponível.

411 Comprimento Necessário

O servidor não aceitará a solicitação sem um comprimento de conteúdo válido.

412 Falha na Solicitação Condicional

Uma precondição não foi atendida.

413 Solicitação encerrada

Solicitação cancelada pelo destino ou por algum agente entre a fonte do pedido e o destino.

414 Certificado não suportado

A sequência de caracteres informado é maior do que o servidor pode interpretar.

415 Tipo de mídia não suportado

A mídia da solicitação está em um formato não suportado.

416 Esquema de URI não suportado

Erro caso a sequência de dados informados para registro esteja incorreta.

417 Prioridade de recurso desconhecido

Teve uma solicitação para dar prioridade a um recurso, porém não teve um destino para essa opção encaminhar a solicitação. 

420 Extensão ruim

Servidor não compreendeu a extensão usada.

421 Extensão necessária

Esse servidor precisa usar uma extensão específica.

422 Intervalo de sessão muito pequeno

O tempo de expiração contém uma duração abaixo do tempo mínimo.

423 Intervalo muito breve

O tempo de expiração do recurso é muito curto. Explicação é a mesma do erro 422. Alguma URA ou esquema de Telemarketing.

424 Informações incorretas de localização

O local do pedido foi mal informado ou insatisfatório.

428 Usar cabeçalho de identificação

A política do servidor requer um cabeçalho de identificação via URI, e o mesmo não foi informado.

429 Fornecer identidade ao referenciador

O servidor não recebeu um token valido no pedido. Este erro deve acontecer se o servidor exigir algum tipo de token de identificação para ser enviada junto com a solicitação.

430 Fluxo falhou

Uma corrente específica para um agente do usuário falhou, porém outros podem ter sucedido. Essa resposta aparece quando existem conexões entre proxys.

433 Anonimato não permitido

A solicitação foi recusada porque era anônima.

436 Informações de identidades inválidas

O pedido possui um cabeçalho de identificação porém o esquema URI do mesmo não pode ser diferenciado e compreendido.

437 Certificado não suportado

O servidor não pode validar um certificado para o domínio que realizou o pedido.

438 Cabeçalho de identidade inválido

O servidor obteve um certificado válido do domínio que fez o pedido, porém não conseguiu uma assinatura válida.

439 First Hop carece de suporte de saída

O proxy de saída que o usuário está tentando registrar não suporta a opção de saída do RFC 5626, porém o registrador suporta.

470 Consentimento necessário

A fonte do pedido não tem permissão para realizar tal pedido. 

480 Temporariamente indisponível

O local solicitado se encontra indisponível no momento.

481 A chamada/ transação não existe

O servidor recebeu um pedido, porém ele não bateu com nenhum diálogo ou transação.

482 Loop detectado

O servidor detectou um Loop.

483 Muitos saltos

Foi detectado um número limite de pulos entre pontos, e este limite foi excedido.

484 Endereço incompleto

A solicitação URI está incompleta.

485 Ambíguo

A solicitação URI pode conter vários significados. Provavelmente este erro se resolva caso a URI seja mais específica e com mais parâmetros.

486 Ocupado aqui

O destino está ocupado.

487 Solicitação encerrada

Solicitação cancelada pelo destino ou por algum agente entre a fonte do pedido e o destino.

488 Não Aceitável Aqui

Alguns aspectos da descrição da sessão ou a solicitação URI não são aceitas.

489 Evento Ruim

O servidor não entendeu o pacote de evento informado no cabeçalho de eventos.

491 Solicitação Pendente

O servidor já possui pedidos do mesmo diálogo.

493 Indecifrável

O pedido contém um corpo MIME encriptado no qual o recipiente não pôde descriptografar.

494 Contrato de Segurança Necessário

O servidor recebeu um pedido no qual uma negociação no mecanismo de segurança é necessária e a resposta contém uma lista de mecanismos de segurança para o solicitador escolher.

Quais são os códigos SIP de possíveis erros de falha do servidor?

500 Erro Interno do Servidor

Devido a uma condição especial o servidor não pôde completar o pedido.

501 Não Implementado       

O servidor não pode completar o pedido, porque o servidor que realizou o pedido não reconhece o método do pedido.

502 Bad Gateway

O servidor está agindo como um gateway ou proxy e recebeu uma resposta invalida de um servidor. Gateway inválido ou proxy inválido.

503 serviço indisponível

O servidor está em manutenção ou indisponível temporariamente.

504 Tempo limite do servidor

O servidor tentou acessar outro servidor porém não recebeu uma resposta.

Versão 505 não suportada

A versão do protocolo SIP no pedido não é suportada pela versão do servidor.

513 Mensagem Muito Grande

O tamanho da mensagem é maior do que o servidor é capaz de processar.

580 Falha de Pré-condição

O servidor é incapaz ou não quer aceitar as condições especificadas no pedido.

Quais são os códigos SIP de falhas globais?

600 ocupados em todos os lugares

Todos os destinos possíveis estão ocupados.

603 Recusar

O destino não deseja participar da chamada ou não pode aceitá-la.

604 Não Existe Em Qualquer Lugar

O servidor possui a informação de que o solicitado não existe em nenhum lugar.

606 Não Aceitável

O agente do usuário fez contato com sucesso, porém alguns aspectos da descrição da sessão não são aceitos.

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