O SMS Marketing pode ser uma excelente aposta para os empreendedores que desejam alavancar as vendas de seu negócio. Porém, para que essa estratégia funcione a seu favor, é necessário criar um bom planejamento.
O conteúdo deve ser objetivo e, ao mesmo tempo, utilizar um call-to-action que funcione. Então, antes de implementar essa ferramenta no cotidiano de sua empresa, é necessário conhecer todas as características e vantagens.
Para alavancar as vendas de sua empresa, independentemente dos produtos ou serviços, é necessário reunir uma série de informações relevantes. Então, com esses dados em mãos, criar uma boa estratégia de SMS Marketing.
O que é SMS Marketing?
Como o próprio nome sugere, SMS Marketing funciona como uma estratégia para aumentar as vendas dos produtos e serviços de uma empresa. Além disso, ela é eficiente no processo de atingir e reter novos clientes, desde que seja bem sucedida.
Para criar uma boa estratégia de SMS Marketing, os empreendedores devem ter um bom planejamento. Mesmo que muitas pessoas imaginem o contrário, o meio de comunicação favorito entre as pessoas continuam sendo as mensagens instantâneas.
Além disso, diferente das chamadas telefônicas, as chances de visualização e resposta das mensagens são grandes! Isso significa que, ao criar um bom plano estratégico, é possível atingir um grande número de pessoas com a mensagem que deseja.
As mensagens instantâneas podem ser utilizadas por qualquer empreendedor, independentemente do porte da empresa. Enfim, caso queira melhorar a comunicação e otimizar os processos diários da empresa, o SMS Marketing é um excelente aliado!
Por que investir no SMS Marketing?
Como citado anteriormente, diferente de outras formas e estratégias de comunicação, como as chamadas telefônicas, o SMS tem uma maior taxa de visualização e resposta. Mas essas são apenas algumas das principais vantagens de utilizá-lo.
Segundo pesquisas realizadas por especialistas, 7 em cada 10 pessoas preferem se comunicar via SMS. Além disso, as chances de sucesso dessa estratégia de marketing são grandes pelos seguintes aspectos.
- Enquanto o e-mail tem um índice de resposta de apenas 6%, às mensagens de texto possuem uma taxa de 45%;
- Cerca de 30% dos consumidores têm o hábito de manter interação com as empresas via SMS;
- Cerca de 98% de todos as mensagens instantâneas enviadas são visualizadas no mesmo momento, aumentando o alcance e agilizando o processo;
- As gerações que têm menos intimidade com a tecnologia, costumam usar o SMS com grande intensidade.
Enfim, essas são apenas algumas das principais vantagens que tornam o SMS um excelente meio de comunicação entre a empresa e o cliente. Porém, antes de aplicar essa ferramenta, é importante levar o seguinte em consideração: os clientes devem optar por isso.
Como utilizar essa estratégia e alavancar as vendas?
Atualmente, graças ao constante avanço tecnológico, novas ferramentas estão sendo desenvolvidas para facilitar o dia a dia das pessoas. E, dentro das empresas, isso não seria diferente.
Para melhorar o relacionamento entre empresa X clientes, diversas estratégias podem ser aplicadas. Uma das principais é o marketing de SMS que, além de criar um vínculo maior com os clientes, otimiza o processo das empresas.
Caso queira investir nessa estratégia, o procedimento é mais simples do que a maioria imagina! Além disso, esse tipo de marketing pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento. Veja como.
1. Envie uma mensagem para estimular uma ação
Uma das melhores maneiras de usar o SMS Marketing e alavancar as vendas de sua empresa é essa: criar e enviar uma mensagem para estimular os usuários a realizarem uma ação.
Encaminhar um link junto com a mensagem de ação é uma excelente estratégia, além de apresentar resultados eficientes. Enfim, é possível usar diferentes maneiras de comunicação, como “preencha o cadastro e concorra a uma bonificação”, entre outros.
2. Crie uma mensagem clara e objetiva
A maioria das empresas se perdem ao criar mensagens estratégicas. É importante lembrar que as pessoas irão visualizar e ler a mensagem, mas isso não significa que o grau de atenção delas será total.
Por esse motivo, é importante criar uma mensagem clara e objetiva. Ou seja, no processo de criação, monte uma mensagem com poucos caracteres e com comandos curtos, mas que ao mesmo tempo chamem a atenção dos clientes.
3. Envie mensagens em horários comerciais
Uma das principais vantagens do SMS Marketing é, sem dúvidas, se tratar de um método menos invasivo que demais alternativas, como as chamadas eletrônicas. Porém, antes de começar a utilizar, é importante levar alguns pontos em consideração.
Um deles são os citados anteriormente: para prender a atenção dos clientes, a mensagem deve ser clara e objetiva, com comandos simples. Além disso, opte pelo envio durante os horários comerciais.
Afinal, ao enviar as suas campanhas durante esses horários, você não estará incomodando os clientes. E, nesse sentido, aumentará as chances de fazê-lo visualizar a mensagem e realizar a ação sugerida.